Varandim Ecológico: ECO-SAÚDE – OS NOSSOS ANIMAIS

4 de julho de 2011

ECO-SAÚDE – OS NOSSOS ANIMAIS




Os cães, gatos, passarinhos, peixes e tartarugas são os animais de estimação preferidos das crianças, adolescentes e adultos. Este é o Bob, o esquilo comilão da minha filha a dormir no seu ninho. Ela trata dele como se fosse um bebé. Muitos donos de animais tratam-os como membros da família.



Quem tem um animal de estimação pode ver preenchida a necessidade de ter alguém com quem conversar ou com quem estar, assim como terem uma ligação activa com a natureza.


O meio ambiente nas grandes cidades, a poluição, podem causar isolamento, depressão, ansiedade e stress. Estudos científicos indicam que trabalhar com animais pode ser uma boa terapia. As pesquisas mostram que a relação homem-animal oferece grandes benefícios e os individuos mostram maior empatia pela natureza, tem menos medos e mais sentimentos positivos. As crianças aprendem a lidar com o ciclo natural da vida, desde o nascimento, o desenvolvimento, a reprodução e a morte.


A presença dos animais de companhia, estimulam o desenvolvimento psicomotor e linguagem das crianças e melhoram a comunicação não-verbal, proporcionando maior autoestima, popularidade e competência social.


O apoio social é fundamental para o bem-estar psicológico e físico do homem, mas serão apenas estes os únicos seres capazes de oferecer esse apoio? Poderão os nossos animais de estimação, igualmente satisfazer algumas das necessidades sociais e contribuir para melhorar a felicidade e bem-estar dos seus donos e ou até situações físicas e específicas de saúde?


Pesquisas realizadas em indivíduos que possuem animais de companhia confirmam a existência de um vínculo emocional e a influência dos amigos de estimação sobre a saúde física e psicológica dos seus donos.
Nos estudos verificou-se que os donos eram mais activos, tinham maior auto-estima e maior certeza nas suas vidas. Outra investigação apresentou melhor cumprimento das necessidades sociais com o apoio dos animais, mais sentimentos de pertença, auto-estima e existência significativa. Outro estudo mostrou ainda a capacidade dos animais de estimação para afastar a negatividade causada pela rejeição social.


Verificou-se a presença de maiores níveis de satisfação com a saúde, a família, a relação com amigos, colegas de trabalho, a situação económica e de vida e a felicidade geral.
Outro estudo realizado descreve que os indivíduos donos de cães, gatos e outros animais de estimação mantêm uma relação tão estreita com as pessoas importantes da sua vida como para os seus animais.

Segundo Allen McConnel, os indivíduos com animais de estimação "tem mais Qualidade de Vida”, maior bem-estar, eram mais felizes, mais saudáveis e ajustados, e tendem a ser menos solitários, mais conscientes, extrovertidos e menos receosos e preocupados.


Os animais de estimação favorecem os seus donos ao nível psicológico e físico, representando um importante suporte social". Em resumo, os animais podem servir como importantes fontes de apoio social, proporcionando benefícios psicológicos e físicos positivos aos seus donos.


Fontes:
Raina P, Waltner-Toews D, Bonnett B, C Woodward, Abernathy T. Universidade de Guelph, Canadá.
McConnell, Allen R.; E. Colleen Martin,; Brown, Christina M.; Shoda, Tonya M.; Stayton, Laura E. Journal of Personalidade e Psicologia Social, 2011



Sem comentários:

Enviar um comentário