Varandim Ecológico: Diário da minha Horta - Compostagem

13 de junho de 2011

Diário da minha Horta - Compostagem

Pesquisei sobre compostagem e decidi converter os conhecimentos em acção. Comprei uns vasos de plástico e respectivas bases, além de uma outra maior para servir de tampo. Então encetei a tarefa com todo o entusiasmo … durante alguns dias, guardei no frigorífico, cascas de banana, meloa, ameixas, resto de alfaces, cenouras, tomates, casca de ovos.

Aproveitei ainda, terra de vasos antigos, saquinhos de chá e restos secos de raminhos, plantas e flores. Na superfície espalhei café e tapei com duas tampas, uma base pequena e outra maior em cima da primeira.

Contudo, se na primeira vez ao fim de quatro dias estava apreensiva quando retirei a tampa para verificar se a mesma estava húmida, como estaria da próxima que a deveria remexer. Então imaginei no que eu me estava a meter e se estaria preparada para continuar. “Vai tudo para o lixo – pensei”.

Mas não foi, porque estava como se vê na fotografia... ao fim de vinte dias. Dos restos, eram visíveis algumas cascas de ovos e ramos graúdos e quanto ao cheiro, emanava um perfume a terra, parecido com aquele quando cessa a chuva, bastante agradável. Comecei novamente a armazenar mais "cascas e restos" para o segundo vaso.

Afinal é muito fácil, muito simples e acessível. Para ficar no ponto, vou esperar pelo menos dois meses, mas tudo indica que nesse decurso o processo de fermentação se tornará mais eficaz .

2 comentários:

  1. Bokashi yes, a fermented organic that does not use the worms. But any day I'll try them.
    Organic waste is turned into humus, but only with vegetables, egg shells and paper.

    ResponderEliminar