Varandim Ecológico: Um Jardim de Plantas Amigas

6 de junho de 2011

Um Jardim de Plantas Amigas

É uma realidade que existem plantas amigas do homem sendo um auxílio generoso ao seu bem-estar.
O conceito ecológico preocupa-se em preservar o ambiente e os recursos naturais para o uso do ser humano estabelecendo uma profunda relação com a natureza e o valor em si mesmo, o que implica uma atitude holística que contempla a natureza como um todo e em que o Homem é uma parte integrante dessa natureza. Isto representa uma crítica à tendência antropocêntrica da cultura ocidental, salvo algumas reservas, que vêem o homem como um ser fora da natureza que a domina e controla.
Sabemos que nos lares se concentram componentes voláteis toxicos que poluem o ar que respiramos e causam doenças alérgicas (alergias respiratórias, dermatológicas, etc.), tornando-se num importante problema de saúde pública, que tem vindo a aumentar nos últimos tempos. Da população em que os sintomas predominam evidenciam-se as crianças e os sujeitos com problemas imunitários delicados.
Diversos estudos tentam desenvolver formas de purificar o ar circulante nos ambientes fechados das casas ou mesmo nos locais de trabalho, apontando algumas resultados positivos com certas plantas tidas como purificadoras naturais do ambiente, que para além de absorverem o dióxido de carbono e libertam oxigénio pelo processo de fotossíntese, eliminam do ambiente elementos prejudiciais à saúde como o benzeno, o formaldeído ou o monóxido de carbono, ou seja, transformam estes poluentes prejudiciais em nutrientes para as plantas. Ora, disto emerge uma solução ecológica, eficaz em minimizar este problema e melhorar a qualidade do ar, e segundo os especialistas através do uso de determinadas plantas no interior das casas em todo o espaço possível, que além de purificarem embelezam ainda o ambiente.
Das espécies protectoras e amigas do ambiente dos casas, sobressaem algumas plantas (que um dia descreverei com detalhe) como:

A Aloe vera (Aloe barbadensis)
Os Crisântemos (Chrysanthemum)
A Espada de São Jorge (Sansevieria trisfasciata) que dizem espantar os maus espíritos, cortando as energias negativas e inveja.
As Gerberas
Os Fetos (Nephrolepis)
O Filodrendo (Philódendros)
O Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisii)

A Palmeira areca (Dypsis lutescens)
Ou o Pau de Água ou da Felicidade(Dracaena fragrans)
Fontes Fotos: sites da internet (wikipédia, blog vpmgardens, etc).

Sem comentários:

Enviar um comentário